Páginas

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

História do Futebol



É sempre interessante saber como este esporte que é paixão de milhões de pessoas teve seu começo.
De forma sucinta a história do futebol até os dias de hoje.
Por exemplo: “Quem diria, este esporte que movimenta milhões de dólares e é capaz de reter na frente dos televisores, milhões de espectadores para assistir uma partida de futebol, segundo os historiadores, pode ter começado na pré-história – foram encontrados, em cavernas, desenhos de pessoas em torno de um crânio, como se estivessem disputando sua posse”.
Contam os historiadores que foram descobertos desenhos, em cavernas, que remontam a pré-história, mostrando grupos de pessoas em torno de um crânio, como se estivessem disputando a sua posse. Seria o início do Futebol?
Existem muitas versões sobre sua origem. Alguns apontam a Grécia como berço de um desporto que se transformaria no Futebol. Existia um jogo chamado SPISKIROS, que consistia na disputa de uma bexiga de porco, cheia de ar ou areia, por dois grupos que tentavam atingir a uma meta. Estava criada a forma mais rudimentar do Futebol, pois existia ataque e defesa.
Em 1500 AC, os Romanos ocuparam a Grécia e conheceram a prática do spiskiros e o levaram para Roma criando o seu próprio jogo que chamaram de HARPASTUM. O campo era limitado por duas linhas, que eram as metas e a bola era semelhante a dos gregos. Podia ser carregada com os pés e as mãos, parecendo-se com o HUGBY.
Historiadores revelam que, há 2600 AC, o futebol já era praticado no Japão, no reinado dos Imperadores em ENGI e TEUREKI. E que na mesma época, na China, praticava-se o KEMARI, inventado pelo chinês YANG-TSÉ. As primeiras partidas internacionais tiveram aí o seu início.
Na Idade Média, surgiu na França, especialmente na Bretanha e Normandia, o SOULE, parecido com o Harpastum dos romanos. Quase na mesma época o referido esporte chegou à Inglaterra e eram permitidos golpes com os pés, socos e rasteiras, razão pela qual chegou a ser proibido por dois Reis da França – ficou conhecido como o violento esporte bretão.
Um século após a invasão normanda, o futebol estava em evidencia na Inglaterra. Durante a semana do Carnaval, em Londres os rapazes se reuniam na prática do jogo de bola.
Eram dois tipos:
a) Hurling at goals – entre 40 e 60 jogadores que procuravam levar a bola até a balisa adversária, representada por dois paus com a distância de 3 a 4 metros um do outro. Dessa prática nasceu, em 1830, o Rugby.
b) Hurling over country – jogado através dos campos pelos rapazes de várias freguesias e aldeias. Árvores ou edificações eram as metas. A vitória cabia ao grupo que primeiro levasse a bola até objetivo designado, que podia estar separado por quilômetros, atravessando Vilas ou cruzando campos, e duravam, muitas vezes, mais de um dia.
Os italianos, por sua vez, dizem que o futebol nasceu em Florença, pelo ano de 1529, com a criação do seu GIUCCO DE CÁLCIO. Era constituído por dois grupos com 27 jogadores cada, distribuídos por 4 linhas, parecendo-se também com o Rugby. O gol era marcado quando a bola, lançada por um pontapé ou soco, ia cair atrás da linha de demarcação, sendo permitido correr com a bola, inclusive que se agarra-se o adversário ou o derruba-se.
Na Renascença, o futebol reviveu mais moderado, sendo na Inglaterra e Itália considerado como esporte de Elite praticado por Lordes e Barões. No início do século XVIII, os jovens das famílias ricas passaram a dar preferência ao futebol, deixando em segundo plano a caça, a esgrima e a equitação.
Os ingleses afirmam que o futebol pode não ter nascido na Inglaterra, mais foi lá que ele cresceu e se educou.
Na Inglaterra, nas Universidades de Rugby e Cambridge, praticava-se o futebol, que era jogado com os pés e as mãos e eram rivais. Os de Rugby preferiam que fosse jogado utilizando-se somente as mãos e os de Cambridge, com os pés. Então, pode-se dizer que o futebol nasceu da divergência entre as duas Universidades e no dia 26 de Outubro de 1863, numa histórica reunião realizada na TABERNA FREEMASON’S, em Great Queen Street, em Londres, quando os estudantes ingleses decidiram separar o Futebol e o Rugby, criando a THE FOOTBAL ASSOCIATION, organismo que até hoje controla o futebol Inglês. Na mesma ocasião foi fixado em 11 o número de jogadores de cada time.
Em 1 de Dezembro de 1863, o futebol foi codificado por regras. As primeiras leis previam que nenhum jogador poderia colocar a mão na bola, inclusive o goleiro. Somente em 1867 o goleiro passou a ter o direito de tocar a mão na bola. Em 1868 surgiu o Árbitro, que a principio, por não existir o apito, gritava. Em 1870, com vistas a reforçar a defesa foi registrada a primeira formação clássica dos times, que perdurou por mais de quatro décadas – um goleiro, dois zagueiros, três médios e cinco atacantes.
O primeiro jogo internacional foi realizado em 30 de Novembro de 1872, em Glasgow, entre a Escócia e Inglaterra, e o resultado foi 0 x 0.
A expansão do futebol pela Europa começou em 1870, quando foi levado para a Alemanha e Portugal. Em 1872, chegou à França, em 1876 à Dinamarca e depois aos Países Baixos e Suíça. Em 1873, o futebol apareceu oficialmente na América do Sul, quando foi fundada a Associação de Futebol Argentina ( AFA ). Com a participação dos países em encontros internacionais começou-se a falar na criação de um Organismo que controlasse as relações futebolísticas entre os países. Em 13 de Janeiro de 1904, por sugestão do holandês C. A. W. HIRSCHAN, foi criada em Paris, a FÉDÉRATION INTERNATIONALE DE FOOTBALL ASSOCIATION – FIFA.
Em 1930 o francês Jules Rimet, eleito presidente da FIFA, organizou a primeira Copa do Mundo.
De todos os seus órgãos, o único que funciona em condições independente é o International Football Association Board – IFAB, que pode decidir sobre qualquer modificação nas regras do jogo. É formado por 4 representantes ingleses, 4 escoceses, 4 irlandeses, 4 galeses e 4 da FIFA.
1. Pré-História – Contam os historiadores que foram descobertos desenhos, em cavernas, que remontam a pré-história, mostrando grupos de pessoas em torno de um crânio, como se estivessem disputando a sua posse. Seria o início do futebol?
2. China – Há 2600 AC o futebol já era praticado na China, com o nome de KEMARI, inventado pelo chinês YANG-TSÉ. Era utilizado um balão de couro recheado de crina de cavalo. Era um esporte rude e violento. O imperador CHEN-TI também o praticava. Na dinastia MING riquezas eram apostadas e os perdedores severamente punidos.
3. Japão – Na mesma época que era praticado na China, o futebol era praticado no reinado dos imperadores ENGI e TEUREKI. Era jogado num terreno de aproximadamente 200 metros quadrados e utilizava uma bola com 22 cm de circunferência. As partidas eram interrompidas para que os adversários se desculpassem pelas jogadas mais violentas. A reconhecida fidalguia japonesa.
4. Grécia – Apesar das versões apresentadas, alguns apontam a Grécia como berço de um desporto que se transformaria no futebol. Existia um jogo chamado SPISKIROS, que consistia na disputa de uma bexiga de porco, cheia de ar ou areia, por dois grupos que tentavam atingir a uma meta. Estava criada a forma mais rudimentar do futebol, pois existia ataque e defesa. Eram doze jogadores de cada lado e podiam utilizar as mãos.
5. Roma – Em 1500 AC os romanos ocuparam a Grécia e conheceram a pratica do Spiskiros e o levaram para Roma criando o seu próprio jogo que chamaram de HARPASTUM. O campo era limitado por duas linhas, que eram as metas e a bola era semelhante à usada pelos gregos. Passou a ser o esporte predileto das tropas romanas.
6. Itália – Os italianos, por sua vez, dizem que o futebol nasceu em Florença, pelo ano de 1529, com a criação do seu GIUCCO DE CÁLCIO. Era constituído por dois grupos com 27 jogadores cada, distribuídos por quatro linhas. Parecia-se com o RUGBI, pois utilizavam as mãos e os pés. O gol era marcado quando a bola, lançada por um pontapé ou soco, ia cair atrás da linha de demarcação, sendo permitido correr com a bola, inclusive que se agarrasse o adversário ou o derrubasse. Era praticado nas maiores praças de Florença e os atletas vestiam roupas ricas e coloridas. Os PAPAS CLEMENTE VII, LEÃO IX e URBANO VIII, arregaçavam as batinas para jogar nos jardins do Vaticano.
7. Normandos e Bretões – Na Idade Média os normandos praticavam o CHOULE e os bretões o SOULE e a bola significava o Sol. Formado por grupos numerosos e violentos. A meta podia ser um muro, uma árvore e etc. A disputa se dava por bosques, riachos e estradas e podia demorar dias. No século XI passou a ser disputado em campos delimitados e com uma parede como meta. Recebiam a bola com as mãos e tinham que passar com os pés. Os reis proibiam a sua prática, pois provocava relaxamento da disciplina militar. Os reis Felipe V e Carlos V, baixaram rigorosas proibições. Eduardo III em 1349 incluiu o Choule e o Soule entre os jogos estúpidos e de nenhuma utilidade. Embora proibido o jogo continuou sendo praticado clandestinamente, sobretudo nos Mosteiros, onde as Ordens reais não tinham valor. Ficou conhecido como o violento esporte bretão.
8. América – Os Maias e Astecas praticavam um jogo semelhante ao que se praticava na Europa. Os campos com medidas precisas utilizavam bolas de borracha maciça pesando 3,5 Kg e arcos semelhantes ao do basquete. Daí a expressão TIRO AO ARCO.
9. França e Inglaterra – Um século após a invasão normanda, o futebol estava em evidencia na Inglaterra. Durante a semana do carnaval, em Londres os rapazes se reuniam na prática do jogo de bola. Eram dois tipos:
a) Hurling at goals – entre 40 e 60 jogadores que procuravam levar a bola até a balisa adversária, representada por dois paus com a distancia de 3 a 4 metros um do outro. Dessa prática nasceu, em 1830, o Rugby.
b) Hurling over country - jogado através dos campos pelos rapazes de várias freguesias e aldeias. Árvores ou edificações eram as metas. A vitória cabia ao grupo que primeiro levasse a bola até o objetivo designado, que podia estar separado por quilômetros, atravessando Vilas ou cruzando campos e duravam, muitas vezes, mais de um dia.
Na Renascença, o futebol reviveu mais moderado, sendo na Inglaterra e Itália considerado como esporte de elite, praticado por Lordes e Barões. No início do século XVIII, os jovens das famílias ricas passaram a dar preferência ao futebol, deixando em segundo plano a caça, a esgrima e a equitação. Os ingleses afirmam que o futebol pode não ter nascido na Inglaterra, mais foi lá que ele cresceu e se educou na Inglaterra, nas Universidades de Hugby e Cambridge, praticava-se o futebol, que era jogado com os pés e as mãos e eram rivais. Os de Rugby preferiam que fosse jogado utilizando-se somente as mãos e os de Cambridge com os pés. Então, pode-se dizer que o futebol nasceu da divergência entre as duas Universidades e no dia 26 de outubro de 1863, numa histórica reunião realizada na TABERNA FREEMASON’S em Great Queen Street, em Londres, quando os estudantes ingleses decidiram separar o futebol e o rugby, criando a THE FOOTBALL ASSOCIATION, organismo que até hoje controla o futebol inglês. Na mesma ocasião foi fixado em 11 o número de jogadores de cada time. Em 1 de Dezembro de 1863, o futebol foi codificado por regras. As primeiras leis previam que nenhum jogador poderia colocar a mão na bola, inclusive o goleiro. Somente em 1867 o goleiro passou a ter o direito de tocar a mão na bola. Em 1868 surgiu o árbitro, que a princípio, por não existir o apito, gritava. Em 1870 com vistas a reforçar a defesa, foi registrada a primeira formação clássica dos times, que perdurou por mais de quatro décadas - um goleiro, dois zagueiros, três médios e cinco atacantes.
O primeiro jogo internacional foi realizado em 30 de Novembro de 1872, em GLASGOW, entre a Escócia e a Inglaterra e o resultado foi zero a zero. A expansão do futebol pela Europa começou em 1870, quando foi levado para a Alemanha e Portugal. Em 1872, chegou à França, em 1876 à Dinamarca e depois aos Países Baixos e Suíça. Em 1873, o futebol apareceu oficialmente na América do Sul, quando foi fundada a ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL ARGENTINA (AFA). Com a participação dos países em encontros internacionais começou-se a falar na criação de um Organismo que controla-se as relações futebolísticas entre os países. Em 13 de Janeiro de 1904, por sugestão do holandês C.A.W. HIRSCHAN, foi criada em Paris, a FEDERATION INTERNACIONALE DE FOOTBALL ASSOCIATION – FIFA. Em 1930, o francês Jules Rimet, eleito presidente da FIFA, organizou a primeira Copa do Mundo. E todos os seus órgãos, o único que funciona em condições independentes é o International Football Association Board – IFAB, que pode decidir sobre qualquer modificação nas regras do jogo. É formado por 4 representantes ingleses, 4 escoceses, 4 irlandeses, 4 galeses e 4 da FIFA.
Em breve – HISTÓRIA DO FUTEBOL NO BRASIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário